Dia 20 de dezembro chega o tão esperado verão!
Com ele também podemos causar grandes estragos a nossa pele, como ficamos mais expostos ao sol, há uma maior penetração dos raios ultravioleta (UV) na pele, o que faz com que nosso corpo produza mais radicais livres, que são substâncias que aceleram o envelhecimento da pele, causando a longo prazo manchas, ressecamento e as rugas precoses.
Felizmente, hoje no mercado podemos contar com várias marcas que nos disponibilizam os mais variados tipos de protetores solares.
O primeiro passo para a escolha do protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado, devemos levar em conta o tipo de pele e o grau de exposição solar, quem está realizando tratamento com peelings químicos, devem tomar mais precaução ainda.
No dia a dia é recomendado o FPS 30 para peles brancas e FPS 15 para peles morenas. Quando vamos à praia ou na piscina o mínimo recomendado é o FPS 30, ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após cada mergulho.
Alguns protetores solares são oferecidos com tonalidades variadas, como se fossem bases cosméticas, atuando de duas maneiras; já os produtos de maquiagem que contém filtro solar (corretivos e pó facial) oferecem apenas uma proteção complementar, mas não dispensam os fotoprotetores.
Fonte de Consulta: Revista Les Nouvelles Esthétiques - número 118 - dez. 2010.